POLÍTICA DE PRIVACIDADE
TAUSTE SUPERMERCADOS
LTDA.
Nosso comprometimento
com o trabalho e com os nossos
Clientes, faz com que todas as nossas atividades sejam desempenhadas com profissionalismo, honestidade, transparência e
humildade. Inclusive estes são os valores
que pautam todas as nossas condutas. Desta forma, no que diz respeito à
proteção de seus dados pessoais não poderia ser diferente. Trabalhamos para
manter uma cultura de privacidade e proteção de dados pessoais que envolva todas
as nossas atividades, valorizando sempre a transparência
com o nosso público.
Ao prestarmos nossos
serviços aos nossos Clientes, nós tratamos diversas informações que podem
conter dados pessoais. Todo o tratamento das informações é realizado com responsabilidade
e, com o cuidado que nossos Clientes merecem.
A nossa atividade
encontra-se pautada nos princípios da finalidade, necessidade, transparência,
segurança, prevenção, não discriminação, adequação, livre acesso, prestação de
contas e qualidade dos dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de
Dados Pessoais (“LGPD”) e com as orientações da Autoridade Nacional de Proteção
de Dados (“ANPD”).
Assim, visando a
transparência que envolve todas as nossas operações de tratamento de dados,
disponibilizamos esta Política de
Privacidade, para que você saiba como utilizamos as suas informações
pessoais, e como você poderá exercer os seus direitos com relação aos seus
dados pessoais.
É importante que você
faça uma leitura atenta desta Política. Em seguida, caso ainda tenha alguma
dúvida sobre como tratamos os seus dados pessoais, solicitamos que, por favor,
entre em contato conosco pelos canais informados nesta Política.
Estaremos à sua
disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
1. INFORMAÇÕES RELEVANTES
PARA COMPREENDER A POLÍTICA
Essa Política utiliza
algumas expressões com as quais você pode não estar familiarizado. Por essa
razão, incluímos uma breve explicação sobre esses termos:
▪
Quem é o “titular dos dados”? O titular dos dados é a pessoa a quem se referem os
dados pessoais que são objeto de tratamento. Ou seja, ao se relacionar conosco
e compartilhar os seus dados pessoais durante o oferecimento de nossos
serviços, você é o titular dos dados.
▪
O que são os “dados pessoais”? Os dados pessoais são informações relacionadas a um
titular que permitem a sua identificação. Por exemplo, o nome completo, um
endereço de e-mail, a data de nascimento, entre muitos outros dados que
identifiquem ou possam identificar uma pessoa.
▪
O que são os “dados pessoais sensíveis”? Os dados pessoais sensíveis são dados pessoais sobre
origem racial, étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a
sindicato, organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado
referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico. Eles demandam
uma atenção maior de nossa parte. Para fins desta Política de Privacidade,
sempre que estivermos falando de dados pessoais, faremos referência tanto a
dados pessoais quanto a dados pessoais sensíveis.
▪
O que é “tratamento”? O tratamento de dados é uma definição trazida pela LGPD que compreende toda e
qualquer atividade realizada com os dados pessoais. Isso inclui a coleta,
produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão,
distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação
ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou
extração. Assim, sempre que utilizamos o termo “tratamento” estamos nos
referindo a qualquer uma dessas atividades.
▪
O que são “bases legais”? Bases legais são as hipóteses previstas na legislação
que permitem o tratamento de dados pessoais.
2. ATUALIZAÇÕES
Esta Política poderá ser
atualizada de tempos em tempos, em caso de mudanças na forma como tratamos os
dados, ou para complementá-la em um documento de transação relacionado a alguma
interação específica que tenhamos com você ou em uma declaração de privacidade
à parte. Portanto, recomendamos a leitura deste documento sempre que você tiver
dúvidas sobre como tratamos os seus dados pessoais. A versão mais atualizada
deste documento sempre poderá ser encontrada no endereço
http://institucional.tauste.com.br.
3. O SEU RELACIONAMENTO
COM O TAUSTE
Essa Política traz
informações sobre o tratamento dos dados pessoais de titulares de dados que
interagem conosco nas seguintes situações:
▪
▪
ao se inscrever no Clube Tauste (programa de fidelidade);
▪
na emissão de notas fiscais;
▪
ao realizar compra ou troca de produtos;
▪
no envio de campanhas de marketing;
▪
na realização de promoções ou sorteio de prêmios;
▪
na realização de consulta de crédito (quando realizado
pagamentos via cheque);
▪
ao realizar compras via Tauste Delivery;
▪
ao se cadastrar em nosso site;
▪
ao realizarmos atendimento aos clientes; e
▪
na eventual realização de cobranças
Essa Política não possui
informações a respeito do tratamento de dados pessoais de terceiros contratados
para prestar serviços ou de nossos colaboradores.
4. A EMPRESA RESPONSÁVEL
PELO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS
O Tauste é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais
descritos nesta Política. Abaixo seguem as nossas informações completas:
Tauste
Supermercados Ltda
CNPJ/ME nº 65.897.910/0009-11
Avenida Carlos Artêncio, nº 420-B, Fragata, CEP
17519-255, Marília/SP.
5. O TRATAMENTO DOS DADOS
PESSOAIS
Para que possamos prestar
os nossos serviços e executar as atividades para as quais nos propusemos de
maneira adequada, nós precisamos tratar dados pessoais. Abaixo você poderá ter
mais informações, de acordo com o tipo de relacionamento que você possui
conosco.
❖
Clientes do Tauste
Nós tratamos os dados
pessoais de nossos Clientes durante as compras efetuadas em nossas lojas
físicas e on-line.
o Finalidade do
tratamento dos dados
Os dados pessoais dos
Clientes são tratados para as seguintes finalidades:
●
Identificar o
consumidor previamente cadastrado no site do Tauste, para que nossos Clientes possam obter descontos em alguns
produtos previamente informados (Clube Tauste);
●
Emissão de notas
fiscais em casos de vendas ou troca de produtos;
●
Emissão de vale
troca ou vale indenização;
●
Envio de campanhas
publicitárias;
●
Notificar e
identificar Clientes que participaram e/ou ganharam prêmios (Campanhas
Promocionais);
●
Proteção ao crédito
do Tauste, quando os pagamentos
forem realizados via cheque;
●
Cadastro no Tauste
Delivery e Website da empresa;
●
Registrar as
interações dos Clientes no Tauste Delivery (melhor fornecimento de produtos ou
direcionamento para filial física);
●
Realizar o pagamento
das compras ou selecionar a forma com que o pagamento será realizado (Tauste
Delivery);
●
Realização de
procedimentos para envio de produtos (separação, embalagem etc.);
●
Análise de fraude de
pedidos realizados no Tauste Delivery;
●
Comunicação via
e-mail para Clientes sobre o andamento da entrega de seus produtos e demais
comunicações necessárias;
●
Atendimento ao
suporte ao Cliente (“SAC”);
●
Realizar
procedimentos de cobranças, quando necessário;
o Dados pessoais
Para realizarmos as
atividades descritas acima, poderão ser utilizados os dados pessoais descritos
abaixo:
●
Informações de identificação pessoal, tais como, nome, idade, sexo, gênero, data de
nascimento, naturalidade, estado civil, filiação, endereço pessoal, e
informações provenientes de documentos emitidos por órgãos públicos oficiais
(CPF, RG, CNH etc.);
●
Informações comerciais,
tais como, endereço, telefone, celular, e-mail, ocupação, cargo;
●
Informações financeiras, tais como, dados bancários, número do cartão de crédito ou débito,
histórico de transações bancárias, nome do titular do cartão, data de
vencimento e código verificador;
●
Informações gerais sensíveis, tais como, imagens do sistema de vigilância e segurança,
fotografia;
o Bases legais
utilizadas
Para tratarmos os dados
pessoais dos nossos Clientes na forma acima indicada, nós utilizamos as
seguintes bases legais:
●
Execução de Contrato:
para efetuar a concessão de descontos e cadastro no clube de benefícios,
pagamentos de pedidos, efetivar a compra de nossos produtos, realização de
atividades de logística para entrega de produtos (embalagem, etiqueta,
separação), envio de e-mails relacionados a compra de produtos, cobrança de
dívidas ou pagamentos em atraso, consulta de faturas e dados no aplicativo,
atendimento digital;
●
Consentimento:
para os casos em que o titular dos dados pode autorizar tratamento de seus
dados pessoais, por meio de termos de consentimento, ou documentos semelhantes;
●
Legítimo Interesse:
para atender interesses legítimos relacionados à nossa atividade, como realizar
comunicação com nossos Clientes, campanhas de marketing, análise de fraude,
dentre outros;
●
Cumprimento de Obrigação Legal ou Regulatória: para atender às exigências legais, como para emitir
notas fiscais;
●
Exercício Regular de Direitos: para exercício de nossos direitos em instâncias
judiciais, administrativas ou arbitrais, como para atendimento digital;
●
Proteção ao Crédito:
para legitimar o tratamento dos dados utilizados pelo Tauste, na análise de crédito para pagamento efetuados via cheque;
6. PERÍODO DURANTE O QUAL
DOS DADOS PESSOAIS SERÃO TRATADOS
Manteremos os dados
pessoais enquanto perdurar a sua relação conosco. Após o término desta relação,
os dados pessoais ainda poderão ser mantidos para o cumprimento de obrigações
legais às quais estamos submetidos em razão de nossa atividade profissional ou
para o exercício de direitos em processos judiciais ou administrativos.
7. COMPARTILHAMENTO DOS
DADOS PESSOAIS COM TERCEIROS
Em primeiro lugar, o Tauste não realiza a venda de seus
dados pessoais para terceiros em nenhuma hipótese. Os dados pessoais são
compartilhados nas seguintes
▪
Compartilhamento com parceiros e fornecedores
O Tauste utiliza terceiros que auxiliam na operação e suporte de suas
atividades.
Em alguns casos, o
compartilhamento de dados pessoais com estas empresas é necessário, por
exemplo, no caso de empresas terceiras que desenvolvem nossas plataformas
digitais, empresas responsáveis pelas máquinas de cartão e outros meios de
pagamento, empresas responsáveis pelas análises antifraude, entregadores,
empresas responsáveis por cobranças de dívidas, dentre outros.
▪
Compartilhamento com órgãos públicos
O Tauste também compartilha dados pessoais com autoridades
governamentais, policiais ou judiciais e terceiros com quem sejamos obrigados
por lei, norma regulatória ou ordem judicial.
Os dados pessoais também
podem ser compartilhados com o Poder Judiciário ou com a Receita Federal,
quando relacionados com alguma questão que diga respeito a tais órgãos.
O Tauste incentiva que seus parceiros adotem medidas de proteção de
dados pessoais condizentes com as melhores práticas de mercado e compatíveis
com a LGPD e adotem regras sobre privacidade e proteção de dados, em
conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
8. MEDIDAS DE SEGURANÇA
O Tauste adota medidas de segurança, técnicas e administrativas
pautadas nas melhores práticas do mercado voltadas para a proteção dos dados
pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda,
alteração, comunicação e/ou difusão indevidos ou não autorizados.
Os nossos sistemas e
bancos de dados contam com proteções de firewall, antivírus, dispositivos de
criptografia e tecnologias que visam impedir qualquer vulnerabilidade e
exposição desnecessárias dos dados. Os acessos são restritos a pessoas
autorizadas com usuário e senha e fisicamente limitados a confidencialidade das
áreas que os utilizam.
Nossa equipe de segurança
da informação dedica-se à proteção das suas informações através da melhoria
contínua dos processos, tendo como direcionadores: (i) proteger os dados
pessoais de ameaças externas, (ii) preservar a confidencialidade das senhas;
(iii) evitar e-mails ou websites com conteúdo suspeito ou duvidoso; e (iv)
proibir o acesso físico ou eletrônico dos dados pessoais por pessoa não
9. UTILIZAÇÃO DE COOKIES
O site do Tauste
usa cookies para personalizar sua experiência on-line, assim como a maioria dos
sites.
Sem os cookies, não podemos personalizar o
conteúdo voltado para os seus interesses ao navegar em nosso site e, por conta
disso, sua experiência poderia não ser agradável. Uma das características dos
cookies é a conveniência que economiza o seu tempo ao carregar e exibir
informações da página.
Nesta Política nós explicamos como utilizamos
os cookies e como você pode optar pela não coleta dos cookies não necessários.
Alguns cookies podem envolver o tratamento de dados pessoais. Neste caso, serão
aplicadas as regras constantes de nossa Política de Privacidade, disponível em
nosso site institucional.
❖
Definição de Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto
gravados em seu computador ou celular quando você visita sites na internet. Os
sites armazenam e leem cookies em cada visita sua permitindo funcionalidades
como login, personalização de conteúdo, experiência social, anúncios relevantes
e outras funcionalidades. Eles nos ajudam a obter informações sobre sua
navegação toda vez que você visita nosso site.
Outras tecnologias (por exemplo, pixels e web
beacons) também são associados ao seu dispositivo para funções semelhantes.
Para fins práticos, nesta política, chamamos todas essas tecnologias de
“cookies”.
Os cookies não transferem vírus ou malware
para o seu computador ou celular, nem executam programas de computador ou
aplicativos. Eles guardam informações como registros ou atividades do usuário e
podem ser atualizados todas as vezes em que o site for acessado. Os cookies são
atribuídos exclusivamente a você, e só podem ser lidos pelo servidor que os
enviou a você.
Você é livre para gerir os cookies que são
instalados em seus aparelhos, bastando alterar a configuração de seu navegador
de internet (browser), mas sugerimos que somente realize essas alterações nas
opções do seu navegador caso tenha certeza de que é isso mesmo que você
pretende, pois alterar essas configurações pode fazer
com que alguns sites deixem de funcionar corretamente em seu computador ou
dispositivo móvel.
Utilizamos os seguintes
cookies em nossos
●
Cookies
estritamente necessários: estes
cookies são necessários para que você use os recursos oferecidos pelo site,
como preencher formulários. Estes cookies podem ser desabilitados, mas algumas
partes do site podem não funcionar corretamente.
●
Cookies de
desempenho: estes cookies são
utilizados para aprimorar o funcionamento do site, coletando dados como páginas
visitadas, mensagens de erro e outras informações relevantes para o desempenho
do site. Desabilitar estes cookies vai impedir o fornecimento de informações
que vão afetar o desempenho do site.
●
Cookies de
Funcionalidades: estes cookies permitem
que o site memorize as escolhas que você fez. Ao desabilitar estes cookies,
algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não funcionar
corretamente.
●
Cookies de
Publicidade: estes cookies
são utilizados para fornecer anúncios mais relevantes e a medir a eficácia das
campanhas publicitárias. Eles não armazenam diretamente informações pessoais,
mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivos.
Desabilitar estes cookies não prejudica a funcionalidade do site.
10.
DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS
Você pode, a qualquer
momento, confirmar a existência ou não de tratamento de seus dados pessoais,
entrando em contato conosco pelos canais de atendimento indicados no item 11
desta Política. Havendo esta confirmação e considerando as circunstâncias que
envolvem esse tratamento, você tem o pleno direito de solicitar:
▪
Acesso aos dados.
Forneceremos uma cópia dos seus dados que tratamos de modo que você possa
verificar que o fazemos de acordo com as legislações vigentes.
▪
Correção de dados incompletos, inexatos ou
desatualizados. Retificaremos os dados
pertinentes que você nos informar em sua solicitação.
▪
Anonimização, bloqueio ou eliminação. Conforme sua indicação, interromperemos o tratamento ou
eliminaremos/anonimizaremos os dados obtidos por meio do seu consentimento ou
não mais necessários.
▪
Portabilidade dos dados. Geraremos uma cópia em um formato padrão de intercâmbio
de informações para subsequente utilização por outros fornecedores de serviços
ou produtos.
▪
Informações sobre compartilhamento. Listaremos os agentes de tratamento com os quais
compartilhamos seus dados pessoais, sejam eles entidades públicas ou privadas.
▪
Implicações do não-consentimento. Quando houver a necessidade de consentimento em alguma
interação específica, informaremos as implicações caso este não seja fornecido.
▪
Revogação do consentimento. Interromperemos o tratamento dos seus dados pessoais
coletados com base no consentimento quando assim indicado por você.
É importante esclarecer
que pode haver exceções em relação às solicitações citadas acima. Por exemplo,
ao solicitar a exclusão de um dado pessoal, eventualmente podemos ser impedidos
de atender a esse pedido, em virtude de uma exigência legal ou contratual. Caso
isso aconteça, você será informado da situação.
11.
COMO ENTRAR EM CONTATO E EXERCER OS SEUS DIREITOS COMO
TITULAR
Para exercer os seus
direitos como titular dos dados, ou tirar qualquer dúvida com relação a como o Tauste trata os seus dados pessoais,
você pode entrar em contato conosco por meio do e-mail dpo@tauste.com.br,
diretamente com o nosso DPO Rodrigo N
Oliveira.
Sabemos que pessoas mal-intencionadas
podem usar esse tipo de solicitação para se fazer passar por você e obter seus
dados. De forma a evitar fraudes do gênero e garantir a sua segurança, podemos
pedir mais informações para confirmar sua identidade quando você nos enviar uma
solicitação. Os dados fornecidos para esta verificação serão utilizados
exclusivamente para este fim.
12.
A AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
A LGPD institui a
Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que estará também à sua
disposição para acolher reclamações em relação ao tratamento dos seus dados
pessoais. Informações sobre denúncias à ANPD podem ser encontradas no website
da Autoridade.
13.
ATUALIZAÇÕES DESTA POLÍTICA
No intuito de manter
sempre atualizada, podemos alterar essa Política a qualquer momento, ocasião em
que a versão atualizada será disponibilizada em nosso site institucional.
Muito obrigado por
confiar os seus dados pessoais conosco.
Tauste Supermercados Ltda.